"..essa beleza é pra todo mundo!!!"
Domingo à noite, aquele silêncio, minha isca pairava tranqüila dentro das águas do Rio Araguaia.
De repente, senti a vara pesar. Não contive a emoção e gritei "Peguei, peguei, peguei!!!".. Enquanto o peixe se aproximava, os meninos comentavam: "O que que é isso? Será um muçum??".. Eu também vi. De início, pensei que fosse uma cobra.. que ideia besta! Contudo, quando termino de puxar a linha, as dúvidas se esclarecem e chego à triste constatação: Pesquei um pedação de papel. Grande mesmo! Parecia até um sacão plástico branco.
É, infelizmente, as pessoas continuam a jogar lixo nas águas do Araguaia. Esquecem que "essa beleza é pra todo mundo!". E muito mais, da grande importância de se preservar essa dádiva de Deus, que não só é beleza, mas também fonte de várias necessidades humanas. "Ô bicho homem, vê se não arrasa!!!" E a indignação fica... ?!?!?!?!?!?!?!?
Outra triste constatação dos cinco dias que passei às margens desse rio: não há peixes!!!! E pra mim, um dos motivos essenciais para essa situação é a falta de respeito da maioria das pessoas em relação aos limites de tamanho do peixe para poder levá-lo. Ademais, há que se falar na extrema proteção de peixes como o Boto, o que acaba trazendo um desequilíbrio na cadeia alimentar. Outra contribuinte: a poluição dos rios... do jeito que está, qual espécime sobreviverá??
Vamos refletir, bicho homem!!! E realizar mudanças...
De fato meu bem, o rio Araguaia não se parece mais com aquele das histórias dos nossos pais, avós e pessoas que freqüentaram o mesmo rio à alguns anos atrás! Acompanhando todos os fatores que você citou, posso ate complementar com o aumento expressivo de embarcações que rasgam o rio dia após dia, trazendo com elas poluição sonora e residual, além de pescadores clandestinos à procura de peixes proibidos por lei de serem pescados, mas que possuem grande valor comercial. É triste perceber que a pesca esportiva nos dias atuais é muito mais eficiente em clubes de pesca e pesque-pagues do que em um dos maiores rios do país. Com a tragédia se consolidando, só restam duas perguntas a serem feitas: Que peixes restarão na geração dos nossos netos e que histórias contaremos a eles?
ResponderExcluirÉ muito triste mesmo Nick, que um patrimônio como o Rio Araguaia esteja sendo poluído de forma tão triste e inconsequente. Eu sou de uma geração que curtiu o rio em sua época mais limpa, e também me pergunto o que esperar para os nossos filhos e netos... Um excelente tema para todos refletirem!!! Adorei seu blog tb linda!!! Bjos muitos!!!!
ResponderExcluirÉ... Legal o comentário, super consciente! Mas BOTO não é peixe... Apesar de nadar, trata-se de um mamifero! Nem tudo que nada é peixe... (exemplo: César Cielo)! xD
ResponderExcluirOutro comentário pertinente seria sobre os verdadeiros autores da degradação do rio araguaia, tendo em vista que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas que verdadeiramente agridem e matam o Araguaia são os ribeirinhos, ou seja, moradores da região do vale do araguaia. Isso mesmo, as próprias pessoas que utilizam dele para laborarem não se preocupam com o futuro do Grande Rio! Se o Rio Araguaia fosse poluído somente no periodo da temporada, pelos turistas, e não durante todo ano pelos ribeirinhos, ele estaria muito mais "saúdavel"! xDD
*mas não esqueça, melhor que poluir só na temporada, é NUNCA poluir...
**não tenho conta no Google, esse é da Pati!
***ass: Rassan